terça-feira, 3 de setembro de 2013

Recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa

Recurso de Tecnologia Assistiva/TA

   



Descrição da imagem: As imagens apresentam dois modelos de pranchas de letras e uma sugestão de atividade a ser desenvolvida utilizando as pranchas. Na primeira imagem temos uma prancha de letras organizada em formato papel A4, revestida com papel contacto. A segunda imagem apresenta outra opção de prancha, confeccionada utilizando uma bandeja de pizza, em papelão, onde as letras são organizadas na ordem alfabética e associada a uma imagem, ao centro a figura de uma garota, posicionada de forma a indicar a posição da prancha, de acordo com a ordem e posição das letras. Essa segunda prancha facilita a realização de atividades com alunos que tem dificuldade para controlar o movimento das mãos, a disposição das letras em um espaço mais amplo e circular oferece melhor condição para o aluno indicar aquelas necessárias para formar as palavras.
Sugestão de aplicabilidade: A prancha de letras pode ser utilizada pelo aluno para escrever palavras, frases e produzir textos. Com ela, ele vai indicando para o professor ou colega as letras necessárias para formar as palavras, essa indicação pode ser feita pelo próprio aluno ou por outra pessoa. Chamamos essa segunda opção de varredura, consiste em alguém ir apontando as letras uma por uma e o aluno, através de um sinal diz a letra que quer usar. No exemplo apresentado a prancha foi utilizada para que o aluno realizasse a leitura de um texto enigmático, visto que o mesmo já está alfabetizado. Apontando cada letra com a mão, o aluno foi formando o texto indicando o nome das gravuras na prancha.

Ampliação da habilidade comunicativa: A prancha de letras é um recurso da Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA, sua função é ampliar a habilidade de comunicação de das pessoas que tem comprometimento na fala e, por esse motivo, necessitam de algum recurso para estabelecer a comunicação com as outras pessoas. 

3 comentários:

  1. Parabéns Lanne a sugestão a prancha de letras muito significativa para o aluno formar palavras, desenvolver o raciocínio e participar das atividades propostas pelo professor.

    ResponderExcluir
  2. Criatividade e disposição são ao meu ver, características necessárias ao professor do AEE. Parabéns... você contribui muito com sua sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lanne, gostei muito das suas sugestões.

    ResponderExcluir