sábado, 12 de outubro de 2013

CAIXA TÁTIL OU CAIXA SURPRESA: Excelente estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual


(imagens retiradas da web)


DESCRIÇÃO DA IMAGEM

            Consiste em uma caixa revestida com E.V.A. ou papel colorido, com uma perfuração no centro ou nas laterais, que possibilitam ao aluno colocar o braço para tocar os objetos que estão em seu interior.

APLICABILIDADE DO RECURSO
A caixa tátil ou caixa surpresa como costumo identificá-la, é um excelente recurso didático para ser utilizado em sala de aula e também na Sala de Recursos Multifuncionais. Com ela o professor poderá desenvolver inúmeras atividades que venham ampliar a concentração, percepção e o raciocínio lógico dos alunos. Esse recurso já é bastante conhecido pelas crianças da Educação Infantil, os professores a utilizam para desenvolver atividades que estimulam o reconhecimento de objetos ou texturas através do tato. Para os alunos com deficiência intelectual, além do reconhecimento de objetos e texturas, os professores poderão ampliar o seu uso para trabalhar os sentimentos. Através da simulação, o aluno tanto poderá guardar como retirar da caixa seus sentimentos (medos, alegrias, tristezas, curiosidades ou outros sentimentos que estejam presentes em sua vida em determinado momento). As possibilidades não se esgotam, podemos ainda fazer uso desse recurso para construir o conhecimento do aluno frente aos conteúdos trabalhados na sala de aula, basta que coloquemos em seu interior palavras, imagens e objetos (em miniatura) relacionados ao tema estudado, o manuseio desses objetos possibilitará a memorização desse conteúdo, garantindo assim sua aprendizagem. Histórias e sequencias de fatos também podem ser montadas no interior da caixa, para que o aluno faça suas escolhas à medida que o professor for relatando os fatos.
É isso ai, essas e outras inúmeras atividades podem e devem ser realizadas envolvendo os alunos com deficiência intelectual, visto que para eles atividades mecânicas ou repetitivas não despertam interesse e, consequentemente não favorecem a aprendizagem. Precisamos, portanto, fazer uso de recursos que de maneira lúdica venham auxiliar no alcance dos nossos objetivos. Então, mãos à obra, agora é só vocês confeccionarem suas caixas e por em prática essas sugestões.

Para confeccioná-la, você irá precisar de: Uma caixa de sapatos, E. V. A, papel camurça, cola, tesoura e muita criatividade para decorar a sua caixa.




















7 comentários:

  1. Essa caixa tátil é um recurso bastante útil para trabalhar com todas as deficiências, confeccionamos ela e temos usado a mesma de diversas maneiras, oportunizando aos alunos muitos avanços! Boa sugestão!

    ResponderExcluir
  2. O uso da caixa tátil possibilita de forma concreta que o aluno D.I construa seus saberes de forma prática. Parabéns amiga pelo recurso escolhido.

    ResponderExcluir
  3. Lanne,

    Esse é realmente um excelente recurso para crianças com DI, pois oferece um leque de possibilidades para explorar os conhecimentos do alunos e desenvolver outros conceitos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Essa caixa tátil com certeza irei fazê-la, pois ela é cara de uma aluna que adora brincar, e é brincando que introduzo novos conceitos. Ótima, sugestão. Parabéns.
    Jane Nogueira.

    ResponderExcluir