(imagens retiradas da web)
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Consiste em uma caixa revestida com
E.V.A. ou papel colorido, com uma perfuração no centro ou nas laterais, que
possibilitam ao aluno colocar o braço para tocar os objetos que estão em seu
interior.
APLICABILIDADE DO RECURSO
A caixa tátil ou caixa surpresa como
costumo identificá-la, é um excelente recurso didático para ser utilizado em
sala de aula e também na Sala de Recursos Multifuncionais. Com ela o professor
poderá desenvolver inúmeras atividades que venham ampliar a concentração,
percepção e o raciocínio lógico dos alunos. Esse recurso já é bastante
conhecido pelas crianças da Educação Infantil, os professores a utilizam para
desenvolver atividades que estimulam o reconhecimento de objetos ou texturas
através do tato. Para os alunos com deficiência intelectual, além do
reconhecimento de objetos e texturas, os professores poderão ampliar o seu uso para
trabalhar os sentimentos. Através da simulação, o aluno tanto poderá guardar
como retirar da caixa seus sentimentos (medos, alegrias, tristezas,
curiosidades ou outros sentimentos que estejam presentes em sua vida em determinado
momento). As possibilidades não se esgotam, podemos ainda fazer uso desse
recurso para construir o conhecimento do aluno frente aos conteúdos trabalhados
na sala de aula, basta que coloquemos em seu interior palavras, imagens e
objetos (em miniatura) relacionados ao tema estudado, o manuseio desses objetos
possibilitará a memorização desse conteúdo, garantindo assim sua aprendizagem.
Histórias e sequencias de fatos também podem ser montadas no interior da caixa,
para que o aluno faça suas escolhas à medida que o professor for relatando os
fatos.
É isso ai, essas e outras inúmeras
atividades podem e devem ser realizadas envolvendo os alunos com deficiência
intelectual, visto que para eles atividades mecânicas ou repetitivas não
despertam interesse e, consequentemente não favorecem a aprendizagem.
Precisamos, portanto, fazer uso de recursos que de maneira lúdica venham
auxiliar no alcance dos nossos objetivos. Então, mãos à obra, agora é só vocês
confeccionarem suas caixas e por em prática essas sugestões.
Para confeccioná-la, você irá precisar de: Uma caixa de
sapatos, E. V. A, papel camurça, cola, tesoura e muita criatividade para
decorar a sua caixa.
Essa caixa tátil é um recurso bastante útil para trabalhar com todas as deficiências, confeccionamos ela e temos usado a mesma de diversas maneiras, oportunizando aos alunos muitos avanços! Boa sugestão!
ResponderExcluirObrigada querida.
ExcluirO uso da caixa tátil possibilita de forma concreta que o aluno D.I construa seus saberes de forma prática. Parabéns amiga pelo recurso escolhido.
ResponderExcluirObrigada Inez.
ExcluirLanne,
ResponderExcluirEsse é realmente um excelente recurso para crianças com DI, pois oferece um leque de possibilidades para explorar os conhecimentos do alunos e desenvolver outros conceitos. Parabéns.
Valeu Marggreth.
ResponderExcluirEssa caixa tátil com certeza irei fazê-la, pois ela é cara de uma aluna que adora brincar, e é brincando que introduzo novos conceitos. Ótima, sugestão. Parabéns.
ResponderExcluirJane Nogueira.