sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AEE - Importante parceria da escola inclusiva

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva aponta o Atendimento Educacional Especializado – AEE, como sendo um serviço que complementa ou suplementa o ensino regular, sendo responsável por identificar, elaborar, organizar e produzir recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras que impedem a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas (MEC/2010). A partir dessa afirmação, podemos destacar a importância do AEE no desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades bem como, as atribuições que o professor do AEE tem na escola e na Sala de Recursos Multifuncional- SRM. O professor do AEE deve atuar como parceiro na sala regular, apoiando o professor da sala para que juntos possam encontrar alternativas que favoreçam a participação de todos os alunos no processo ensino aprendizagem. Na Sala de Recursos, o professor do AEE deve oportunizar aos alunos a descoberta das suas potencialidades, desenvolvendo atividades que contribuam para seu desenvolvimento e participação na sala de aula e em sua vida social. Cabe a ele também desenvolver ações voltadas para o coletivo da escola, afim de que os alunos possam conviver em um ambiente que favoreça a participação de “todos” sem discriminação ou exclusão por limitações de ordem física, cognitiva ou sensorial.
Para desenvolver as funções que lhe são atribuídas, é imprescindível que o professor do AEE realize o estudo de caso de cada aluno em particular, pois é através desse estudo que ele consegue coletar informações importantes da vida do aluno que irão auxiliá-lo na elaboração do plano individual de atendimento. As etapas de um estudo de caso, quando realizadas de maneira séria e com embasamento teórico, podem esclarecer muitas dúvidas relacionadas à situação de um determinado aluno, possibilitando ao professor identificar, esclarecer e apontar soluções para os problemas apresentados. Esse esclarecimento servirá também para que o professor defina no seu Plano de Atendimento Individual, os objetivos, a metodologia e os recursos que serão selecionados, produzidos e utilizados com os alunos.
É através da elaboração e execução do plano que o professor consegue definir metas e elaborar as estratégias que serão adotadas para garantir a participação e desempenho dos alunos na sala de aula. Ele contribui afirmativamente para a aprendizagem do aluno, pois, embora possa ser aplicado coletivamente, ele é estruturado a partir das necessidades de cada aluno, respeitando suas individualidades e buscando superar suas limitações.  

        
 Formação para professores e funcionários da E. M. Nono Rosado 


 socialização das atividades.
Parceria com a professora do AEE  Inez Viana

 Recursos pedagógicos confeccionados na Sala de Recursos Multifuncional - SRM. 

5 comentários:

  1. Você com este texto nos oportuniza conhecer e admirar mais o trabalho do AEE.
    Parabéns!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Seu texto complementa o que já havia estudado sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como também a função do professor do AEE. É muito bom estarmos nos fundamentando e superando nossos desafios para ajudar nossos alunos a se superarem também. Gostei muito do seu texto, parabéns!

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    1. Obrigada Vanuza, concordo com você, é muito bom estarmos aperfeiçoando nossos conhecimentos.

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