A
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
aponta o Atendimento Educacional Especializado – AEE, como sendo um serviço que
complementa ou suplementa o ensino regular, sendo responsável por identificar,
elaborar, organizar e produzir recursos pedagógicos e de acessibilidade que
eliminem as barreiras que impedem a plena participação dos alunos considerando
suas necessidades específicas (MEC/2010). A partir dessa afirmação, podemos
destacar a importância do AEE no desenvolvimento escolar dos alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades bem
como, as atribuições que o professor do AEE tem na escola e na Sala de Recursos
Multifuncional- SRM. O professor do AEE deve atuar como parceiro na sala
regular, apoiando o professor da sala para que juntos possam encontrar
alternativas que favoreçam a participação de todos os alunos no processo ensino
aprendizagem. Na Sala de Recursos, o professor do AEE deve oportunizar aos
alunos a descoberta das suas potencialidades, desenvolvendo atividades que
contribuam para seu desenvolvimento e participação na sala de aula e em sua
vida social. Cabe a ele também desenvolver ações voltadas para o coletivo da
escola, afim de que os alunos possam conviver em um ambiente que favoreça a
participação de “todos” sem discriminação ou exclusão por limitações de ordem
física, cognitiva ou sensorial.
Para
desenvolver as funções que lhe são atribuídas, é imprescindível que o professor
do AEE realize o estudo de caso de cada aluno em particular, pois é através
desse estudo que ele consegue coletar informações importantes da vida do aluno
que irão auxiliá-lo na elaboração do plano individual de atendimento. As etapas
de um estudo de caso, quando realizadas de maneira séria e com embasamento
teórico, podem esclarecer muitas dúvidas relacionadas à situação de um
determinado aluno, possibilitando ao professor identificar, esclarecer e
apontar soluções para os problemas apresentados. Esse esclarecimento servirá
também para que o professor defina no seu Plano de Atendimento Individual, os
objetivos, a metodologia e os recursos que serão selecionados, produzidos e
utilizados com os alunos.
É
através da elaboração e execução do plano que o professor consegue definir
metas e elaborar as estratégias que serão adotadas para garantir a participação
e desempenho dos alunos na sala de aula. Ele contribui afirmativamente para a
aprendizagem do aluno, pois, embora possa ser aplicado coletivamente, ele é
estruturado a partir das necessidades de cada aluno, respeitando suas
individualidades e buscando superar suas limitações.
Formação para professores e funcionários da E. M. Nono Rosado
socialização das atividades.
Parceria com a professora do AEE Inez Viana
Recursos pedagógicos confeccionados na Sala de Recursos Multifuncional - SRM.
Você com este texto nos oportuniza conhecer e admirar mais o trabalho do AEE.
ResponderExcluirParabéns!
obg amiga
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ResponderExcluirSeu texto complementa o que já havia estudado sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como também a função do professor do AEE. É muito bom estarmos nos fundamentando e superando nossos desafios para ajudar nossos alunos a se superarem também. Gostei muito do seu texto, parabéns!
ResponderExcluirObrigada Vanuza, concordo com você, é muito bom estarmos aperfeiçoando nossos conhecimentos.
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