domingo, 1 de junho de 2014

Recursos e estratégias para alunos com TGD/TEA



ATIVIDADE: Utilização de recursos de comunicação

PÚBLICO ALVO: Aluno do 5º ano de uma escola regular, com TEA, que apresenta dificuldades/ausência de comunicação.

IDADE: 10 anos

RECURSOS: Prancha de comunicação utilizando sinais pictográficos.

OBJETIVO: Possibilitar a comunicação do aluno com seus colegas, professores e demais funcionários da escola, através do uso da prancha de comunicação.



 



        

APLICABILIDADE:
Este recurso será utilizado na sala de aula regular por um aluno com autismo, que 
tem sua comunicação comprometida. Em um processo inicial,ele fará uso da prancha para indicar suas preferências e necessidades. Podendo, posteriormente, a mesma ser utilizada para a troca de informações acerca dos conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares.
Para que o aluno possa fazer uso eficiente da prancha, o Professor do AEE realizará na SRMs, diversas atividades com o uso da mesma, para que o aluno possa reconhecer e identificar os simbolos existentes, relacionando-os com cada situação. Também capacitará os professores da sala regular, os colegas e demais funcionários da escola, para que possam interagir com o aluno, indagando sobre o que deseja fazer naquele momento e, ajudando-o a encontrar a resposta na sua prancha.



EXEMPLO
Alguém pergunta pro aluno onde está sua turma e ele responde destacando dentre os cartões que apresentam os espaços da escola aquele que representa o lugar onde sua turma está no momento.




RESULTADOS DA PESQUISA

Recursos  para auxiliar na comunicação de alunos com TGD

Pictogramas são representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando. O pictograma deve, por si só e sem o auxílio de textos, representar o objeto ou conceito que se deseja e ser facilmente identificado e compreendido por quem o observa. Bons pictogramas tendem a ser compreendidos de maneira universal, ultrapassando os limites linguísticos.
Os pictogramas ou símbolos de comunicação são vastamente utilizados para o trabalho com jovens com problemas de comunicação e necessitam de recorrer a Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). Pessoas com paralisia cerebral e autismo sem competência leitora são populações que usualmente integram símbolos de comunicação nos seus SAAC.

















Prancha de comunicação

  As pranchas de comunicação são utilizadas para possibilitar a comunicação das pessoas que não falam.  Podem ser compostas de objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. São personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário, para que o indivíduo possa olhar, apontar ou ter a informação apontada por um parceiro de comunicação.


 
 










7 comentários:

  1. Muito clara sua explicação em relação ao uso dos recursos. Importante esclarecer sobre pictogramas, boa contribuição.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A comunicação é um dos obstáculos no processo de interação do autista, as pranchas é uma das possibilidades possíveis para esse fim. Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lane,

    Realmente as pranchas de comunicação com os símbolos PECS, são uma excelente opção para favorecer a comunicação de alunos com TGD. Estratégias ótimas.
    Margreth

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lanne.

    Sabemos que as pranchas de comunicação são uma das possibilidades para contribuir com a comunicação de alunos com autismo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem colega, suas sugestões são bastante enriquecedoras e de suma importância,pois tornará a aprendizagem das crianças com TGD mais significativas.Parabéns Lanne.

    ResponderExcluir
  6. As prancha de comunicação é de grande valia para trabalharmos com crianças TGD,pois vemos que um dos seus maiores obstáculos é a dificuldade na comunicação.Parabéns pelo recurso e a forma que organizou.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Lanne. Parabéns pelo uso dos pictogramas. São excelentes para trabalho de comunicação do aluno TEA no contexto da sala de aula, na família e na inclusão social. Excelente atividade!

    ResponderExcluir