ATIVIDADE: Utilização de recursos
de comunicação
PÚBLICO ALVO: Aluno do 5º ano de uma
escola regular, com TEA, que apresenta dificuldades/ausência de comunicação.
IDADE: 10 anos
RECURSOS: Prancha de comunicação
utilizando sinais pictográficos.
OBJETIVO: Possibilitar a
comunicação do aluno com seus colegas, professores e demais funcionários da
escola, através do uso da prancha de comunicação.
APLICABILIDADE:
Este recurso será utilizado na sala de aula regular por um
aluno com autismo, que
tem sua comunicação comprometida. Em um processo
inicial,ele fará uso da prancha para indicar suas preferências e necessidades.
Podendo, posteriormente, a mesma ser utilizada para a troca de informações acerca
dos conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares.
Para que o aluno possa fazer uso eficiente da prancha, o Professor
do AEE realizará na SRMs, diversas atividades com o uso da mesma, para que o
aluno possa reconhecer e identificar os simbolos existentes, relacionando-os
com cada situação. Também capacitará os professores da sala regular, os colegas
e demais funcionários da escola, para que possam interagir com o aluno,
indagando sobre o que deseja fazer naquele momento e, ajudando-o a encontrar a
resposta na sua prancha.
EXEMPLO
Alguém
pergunta pro aluno onde está sua turma e ele responde destacando dentre os
cartões que apresentam os espaços da escola aquele que representa o lugar onde
sua turma está no momento.
RESULTADOS DA PESQUISA
Recursos para auxiliar na comunicação de alunos com
TGD
Pictogramas são representações de objetos e conceitos
traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o
significado essencial do que se está representando. O pictograma deve, por si
só e sem o auxílio de textos,
representar o objeto ou conceito que se deseja e ser facilmente identificado e
compreendido por quem o observa. Bons pictogramas tendem a ser compreendidos de
maneira universal, ultrapassando os limites linguísticos.
Os pictogramas ou símbolos de comunicação são vastamente
utilizados para o trabalho com jovens com problemas de comunicação e necessitam
de recorrer a Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC).
Pessoas com paralisia cerebral e autismo sem competência leitora são populações
que usualmente integram símbolos de comunicação nos seus SAAC.
Prancha
de comunicação
As pranchas de comunicação são
utilizadas para possibilitar a comunicação das pessoas que não falam. Podem ser compostas de objetos ou símbolos,
letras, sílabas, palavras, frases ou números. São personalizadas e devem
considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário, para
que o indivíduo possa olhar, apontar ou ter a informação apontada por um
parceiro de comunicação.
Muito clara sua explicação em relação ao uso dos recursos. Importante esclarecer sobre pictogramas, boa contribuição.Parabéns!
ResponderExcluirA comunicação é um dos obstáculos no processo de interação do autista, as pranchas é uma das possibilidades possíveis para esse fim. Parabéns pela escolha!
ResponderExcluirOlá Lane,
ResponderExcluirRealmente as pranchas de comunicação com os símbolos PECS, são uma excelente opção para favorecer a comunicação de alunos com TGD. Estratégias ótimas.
Margreth
Oi, Lanne.
ResponderExcluirSabemos que as pranchas de comunicação são uma das possibilidades para contribuir com a comunicação de alunos com autismo. Parabéns!
Muito bem colega, suas sugestões são bastante enriquecedoras e de suma importância,pois tornará a aprendizagem das crianças com TGD mais significativas.Parabéns Lanne.
ResponderExcluirAs prancha de comunicação é de grande valia para trabalharmos com crianças TGD,pois vemos que um dos seus maiores obstáculos é a dificuldade na comunicação.Parabéns pelo recurso e a forma que organizou.
ResponderExcluirOi! Lanne. Parabéns pelo uso dos pictogramas. São excelentes para trabalho de comunicação do aluno TEA no contexto da sala de aula, na família e na inclusão social. Excelente atividade!
ResponderExcluir