segunda-feira, 20 de maio de 2013

EAD - Reflexões

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Áurea Lanne Batista de Azevedo França
Mossoró, 26 de abril de 2013

         As indagações a cerca da qualidade oferecida por um curso à distância ainda são muito frequentes em nossa sociedade. A concepção de que a aprendizagem acontece especificamente através da interação direta entre professor e aluno e que, na modalidade à distância o contato virtual não é satisfatório, faz parte do pensamento de muitas pessoas, principalmente de alguns profissionais da educação. É muito comum, acontecer situações em que a possibilidade de participar de um curso à distância seja rejeitada por esses profissionais, por considerarem que essa modalidade não satisfaz as necessidades dos cursistas. Optando preferencialmente pelos cursos presenciais.
         Não sei se as justificativas apresentadas retratam realmente seus sentimentos, ou se na maioria das vezes, seus receios talvez fossem de não darem conta da dinâmica que essa modalidade exige: Determinação e muito estudo, visto que nem sempre teremos o professor/tutor em contato direto para a retirada de dúvidas. Além disso, o aluno de um curso à distância, necessita estar comprometido e seguir rigorosamente seu cronograma de estudo. Considero que, no meu caso, esse talvez seja o fator mais difícil a ser cumprido, pois como os estudos acontecem em nossas próprias residências corremos o risco de nos envolvermos em outras situações do cotidiano da família durante nossos momentos de estudo. É preciso que tenhamos determinação e consciência de que naquele momento, aquele espaço da nossa casa, o computador que usamos é a nossa sala de aula, e é através dele que se dará a interação com os tutores e colegas de turma, e que essa interação, essa troca de ideias é que fará com que a aprendizagem aconteça, pois como nos diz Moram,” um bom curso a distância depende muito da possibilidade de uma boa interação entre os seus participantes, do estabelecimento de vínculos, de fomentar ações de intercâmbio. Quanto mais interação, mais horas de atendimento são necessárias”. Quanto mais debatemos com nossos colegas “virtuais”, com o tutor, mais leituras serão necessárias para  aprofundar o conhecimento.
 Além do mais, se não existir a interação corremos o risco de nos sentirmos solitários e, aos poucos, diminuirmos o ritmo dos estudos. Portanto, espero que em nossa turma a troca de idéias e informações possa ser constante, para que nosso aproveitamento seja positivo, e que ao término do curso sejamos capazes de colaborar ainda mais no processo de inclusão e no AEE das nossas escolas.

3 comentários:

  1. Parabéns amiga pelo seu blog,mais uma conquista que adquirimos no nosso curso.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Querida!
    Seu blog ficou sereno e criativo. Parabéns pela criação!
    Está prontinho para expor nossas experiências exitosas das salas do aee.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir